-
É possível que já tenha tido dúvidas sobre a melhor forma de alimentar o seu animal de estimação. Dieta caseira ou ração? Seca ou húmida? Uma ou várias vezes por dia? Em que quantidades?
-
76% dos gatos estão acima do peso ideal. De facto, o excesso de peso, que se traduz por um peso corporal superior a 15% do ideal, é uma realidade cada vez mais observada nas clínicas e hospitais veterinários, um pouco por todo o mundo.
-
Geralmente não é necessário aparar as unhas dos gatos que passam algum tempo fora de casa. As superfícies rígidas do exterior, tendencialmente, aparam as unhas do animal por si só.
-
Cães que andam em superfícies rígidas, como pavimentos e alcatrão, gastam as unhas, pelo que não é necessário apará-las com muita frequencia. No entanto, cães que vivem dentro de casa e sobretudo algumas raças, podem precisar ter suas unhas cortadas com maior frequência.
-
A higiene do seu animal começa pelo banho. A frequência depende da espécie, sendo que a maioria dos cães precisa apenas de 2 a 3 banhos por ano. Não devem ser demasiado frequentes, pois enfraquecem o pelo e retiram a camada isolante e protetora da pele.
-
Os gatos, por si só, cuidam do seu pelo. A língua do gato é áspera e remove os pelos mortos, razão pela qual, na maior parte das vezes, o banho não é um passo essencial no dia a dia dos gatos.
-
Quem tem animais em casa sabe como é necessário mantê-los sempre limpos: afinal, higiene é saúde, deles e de quem com eles convive.
-
Há muito que as sobras das refeições familiares deixaram de ser adequadas para os animais de companhia. Isto porque não cobrem todas as necessidades nutricionais próprias das várias raças e das sucessivas fases de crescimento e desenvolvimento, podendo até fornecer aos animais alimentos que contêm substâncias nocivas para a sua saúde. Já para não falar que cães e gatos têm exigências nutricionais diferentes.
-
O primeiro ano de vida de um animal de companhia é essencial para um crescimento saudável.